
Perguntas frequentes
Tire suas dúvidas
- 01
O turbo também pode ser danificado pela presença de um corpo estranho, que pode ter se soltado pelo travamento do eixo, pela falta de lubrificação adequada, por um grande impacto, deficiência na filtragem ou até outros fatores. Não é recomendado a utilização de silicones ou cola na entrada e saída de óleo das turbinas.
- 02
Algumas vezes, pedaços ou peças de filtros de ar soltam e são aspiradas pelo rotor do compressor, danificando-o. Há também casos onde conexões ou mangueiras ressecadas ou danificadas se rompem e soltam pedaços de borracha reforçados com fios de aço e danificam o rotor do compressor.
- 03
Ruídos intensos e estranhos nas turbinas
Os ruídos são outros exemplos de sinais gravíssimos de problemas nas turbinas, sendo o maior risco a quebra do rotor ou das hélices do eixo. Caso ouça ruídos estranhos, pare imediatamente o equipamento e faça uma verificação.
- 04
A folga ideal de um mancal de turbina depende muito de vários fatores. É provável que você já tenha usado ou ouvido falar em alguma regrinha básica, provavelmente relacionada com o diâmetro do rotor ou eixo da turbina: 0.001″ + 1 por polegada de diâmetro do eixo. 0.002″ + 1 por polegada de diâmetro do eixo.
- 05
Circular com a turbina danificada pode afetar diretamente o seu motor, já que a perda de óleo pode ser alta, prejudicando o sistema de lubrificação do motor.
- 06
Ao girar, o rotor da caixa fria capta ar da atmosfera (previamente filtrado) e o direciona, sob pressão, para a tubulação do sistema de admissão do motor. Na prática, o dimensionamento do motor e do turbo elevam a capacidade de gerar mais potência e torque. Quanto maior o motor e o turbo, maior a potência e o torque.
- 07
Um bom projeto para um motor aspirado ou para um turbinado vai permitir que ele rode uns 200 mil, 300 mil quilômetros sem problemas. Porque os motores a gasolina ou etanol estão sendo, agora, turbinados.
- 08
Por conta da localização, ele libera um ruído parecido com um assobio, devido ao ar que sai do rotor e passa entre os vão da chapa ocasionando assim um espirro diferente.
- 09
Deve-se observar, todavia, que a limitação no valor da potência deveu-se às temperaturas alcançadas pela turbina, de aproximadamente 660 °C.
- 10
A turbina recebe os gases de escapamento na entrada, eles giram suas pás e saem pelo outro lado. Do outro lado da turbina, acoplado ao seu eixo, está um compressor de ar. Então, quando a turbina gira acionada pelos gases, ela movimenta o compressor.
- 11
A função da turbina é inserir mais ar nos cilindros. Afinal, desse modo, é possível queimar mais combustível em menos tempo, gerando assim maior força. De fato, as turbinas geram um ganho de potência que chega a 25%. Sendo assim, oferecem uma força extra muito útil em vários tipos de máquinas pesadas.
- 12
Em um turbocompressor, os gases caminham do coletor de escape até a carcaça da turbina. A energia desses gases é em termos de sua pressão, velocidade e temperatura, promovendo a rotação da turbina e do rotor do turbocompressor.
- 13
Princípio de funcionamento de turbinas a gás
A turbina a gás tem movimento circular, enquanto o motor a pistão tem movimento de vai e vem.
- 14
O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.
- 15
O nome “turbo” é simplesmente uma abreviação de turbocompressor, da mesma forma que moto é a abreviação de motocicleta e pneu é a abreviação de pneumático. Usar a palavra “turbina” como sinônimo de turbocompressor não é apenas impreciso, mas também errado.
- 16
Normalização - Velocidade Específica
Tipo de Turbina Ns(rpm) H(m)
normal 121-200 100-70
rápida ou Deriaz 201-300 70-25
extra-rápida 301-450 25-15
8 pás 250-320 70-50
- 17
Motor GSE Turbo 1.3: 142,3 cv/l.
- 18
“Mas o meu carro é com sistema turbo original de fábrica e não faz o espirro.” Nesse caso o sistema é retroalimentado.A válvula de prioridade é integrada e em vez dela jogar os gases para a atmosfera, que causa o espirro, ele joga na entrada da caixa fria.
- 19
Então, como funciona uma Turbina à Gás? Primeiro, o ar entra através da admissão da turbina. Em seguida, o compressor aumenta a pressão do ar antes de entrar na câmara de combustão. Este ar comprimido é então misturado com o combustível e sofre ignição, criando uma expansão de gás quente.
- 20
O turbo utiliza os gases de escape, fazendo com que eles girem uma turbina a até 100.000rpm, bombeando ar fresco para dentro do motor. Ao ser comprimido, o ar se aquece e isso faz ele ocupar mais espaço do que deveria.